A natureza para dentro de casa

Para 2019, há um interesse maior na biofilia – enfatizando a relação entre a humanidade e a natureza e as conexões entre os dois.

Materiais naturais e orgânicos – como pisos de madeira, pedras, luz do dia e plantas – nos lembram do exterior e trazem o exterior e a natureza para dentro.O termo Biofilia vem literalmente do grego bios, vida e philia, amor, que significa “amor pela vida”.

Mas a palavra foi popularizada por Edward Wilson, que acredita que os seres humanos têm uma ligação emocional genética com a natureza.Essa ligação, segundo seus estudos, tornou-se hereditária. É provável que seja pelo fato de que em 99% da nossa história não vivíamos em centros urbanos, e sim convivendo intimamente com a natureza.A Biofilia é a necessidade que sentimos de estar em contato, interagir e nos relacionarmos com a natureza.

Um estudo brasileiro que avalia a saúde, bem-estar e produtividade nos escritórios , baseado no WGBC, aponta a importância da biofilia no rendimento dos trabalhadores.“A sugestão de que temos uma ligação instintiva com a natureza, é um tema crescente na pesquisa.

Em resumo, as vantagens de inserir a biofilia nos projetos arquitetônicos são inúmeras; ajuda a reduzir o estresse; aumenta o bem-estar e estimula a criatividade. Além de aumentar a produtividade em ambientes corporativos, ser mais rentável em ambientes de varejo, reduzir o tempo de internação em espaços de saúde, e ajudar os alunos a se concentrem mais em seus estudos, em ambientes educacionais.

Texto extraído do site ‘sustentarq’

Imagem: Design Week Milão 2019

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s