Os Efeitos das Cores na Decoração

imagem : Dimorstudio- Caffé Burlot Paris

Você já deve ter ouvido falar de Terapia das Cores, ou Cromoterapia, que utilizam das cores para equilibrar e promover uma melhora na saúde física e mental das pessoa.

A utilização das cores ultrapassa as aplicações em tratamentos físicos e mudanças de comportamento, vale também para a harmonia da casa, do ambiente de trabalho e da vida das pessoas como um todo. Sem deixar de lado até mesmo a alimentação.

As empresas utilizam as cores na identidade visual e estudos revelam que até 90% dos julgamentos feitos a respeito dos produtos podem ser baseados somente na cor. Se for escolhido uma cor que significa “tranquilidade” para marca de esportes radicais, talvez seja enviado uma mensagem errada.

As redes de fast food utilizam das cores quentes e vibrantes, principalmente amarelo e vermelho, para estimular o seu apetite. O Amarelo reforça os sentimentos de conforto e confiabilidade, só de você avistar o logo de uma dessas redes, já faz com que seu corpo produza uma sensação de felicidade e bem-estar. Entre 62% a 90% das pessoas realizam a escolha, ainda que inconscientemente, baseada nas cores que vê.

Tudo bem, mas como você escolhe uma cor que se adapte à sua decoração? Pra isso, você vai analizar oque quer passar para cada ambiente. No livro A Psicologia Das Cores, de Eva Heller constata que a cor tem um forte poder sobre as impressões e percepções das pessoas, podendo até mesmo alterar seu estado de espírito. Estimulam nossos sentidos e podem encorajar o relaxamento, o trabalho, o divertimento ou o movimento.

Verde- Simboliza o bem-estar, a saúde, frescor, esperança, segurança, equilíbrio, tranquilidade e suavidade. O verde remete a natureza, trazendo a sensação de conforto, ajuda despertar o talento. Na decoração abuse do verde para aumentar o bem estar dos frequentadores do ambiente.

Vermelho – Paixão, Excitação e Energia. É uma cor ousada, enérgica e viva que pode simbolizar força, confiança e poder. Por outro lado a sensualidade e a paixão. Estimula as emoções, inibe o medo e as preocupações, mas também pode produzir nervosismo, precisa ser utilizado com cautela. a Tonalidade da cor também muda a sensação. Como o vermelho escuro causa impressão de seriedade, autoridade e respeito, e ainda de ostentação ao ambiente o Vermelho forte pode ser provocante, mas também pode causar a impressão de afeto e estima. Pode sem usado em parede de quarto para estimular a paixão, em estabelecimentos que precisam de rotatividade de cliente por exemplo.

Azul- Na decoração transmite familiaridade e confiança onde as pessoas se sentem seguras, o tom forte estimula a tomada de decisões, ela limpa os pensamentos e ajuda a ter clareza , mas também representa a profundidade de sentimento oque pode deprimir. O Azul Claro traz a tranquilidade, alivia tensões, traz calma pro lar. É uma cor com sensação refrescante podendo ser utilizada em lugares quentes. Em lugares gelados deve ser evitada pois aumenta a sensação de tristeza e frio.

Amarelo- Considerada uma cor quente, o amarelo traz a sensação de calor, estimula, ilumina, eleva o ânimo, proporciona vivacidade, está associada ao poder e otimismo. estimula o apetite e as atividades intelectuais, deve ser bem dosada, pelo seu elevado grau de luminosidade, pois pode causar desconforto visual. O amarelo representa o sol, então vale investir nesta cor quando o ambiente for escuros ou sem janelas, escritórios para estimular a criatividade, residências em cidades frias e chuvosas.

Roxo- A cor roxa está asociada com a proteção psíquica, Considerada ainda cor fria, ela esta ligada a espiritualidade, lucidez e equilíbrio nas atitudes. Pode ser empregada em ambientes mais tranquilos, de atividades espirituais ou de meditação, no quarto ou em outro ambiente de relaxamento. Aliada ao dourado transmite riqueza.

Laranja- É energia, calor, fogo, podendo proporcionar vitalidade, dinamismo, elevar o nosso ânimo e reduz a depressão, está associada à diversão e a vibração, é uma cor jovem e energética, estimula também a criatividade ela pode ser empregada em locais de trabalho e estudo.

Rosa- Amor. Gentil delicada e aconchegante, o rosa traz ternura e conforto mesmo nos momentos de transição. Usados na decoração de salas indica receptividade por ser uma cor afetiva.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s